Almoço na Torre Eiffel
Quem nunca sonhou em ir a Paris e conhecer a belíssima Torre Eiffel? Se eu te disser que esse monumento histórico tem 2 restaurantes e um bar de champagne no topo, a visita fica ainda melhor, não é mesmo!?
Eu tive o privilégio de conhecer o sofisticado Le Jules Verne. Entre os dois restaurantes da Torre esse é o que oferece uma experiência mais luxuosa e uma refeição gourmet. Assim que chegamos, fomos recepcionados por uma pessoa que nos levou até um elevador privativo que da acesso ao local, eu diria que a ‘sensação de exclusividade’ começa neste momento, já que todas as outras pessoas que estão ali visitando precisam pegar um outro elevador e necessáriamente uma fila. Ao menos, esse é o entusiasmo que eles querem que você tenha por estar pagando uma pequena furtuna para vivenciar a experiência de almoçar (ou jantar) em um dos restaurantes mais desejados do mundo.
A decoração, assinada por Patrick Jouin, é moderna e elegante, e segue a paleta de cores do monumento, tudo extremamente de bom gosto e chique. O Le Jules Verne trabalha com a cozinha tradicional francesa e oferece menus degustação de 5 ou 7 pratos. O responsável pela cozinha é o chef Frédéric Anton, que carrega 3 estrelas Michelin.
Não registrei todos os 7 pratos que comemos, nem poderia. Afinal, eu estava focada em aproveitar essa experiência. Fiz um clique da entrada que me surpreendeu positivamente: Suco de tomate levemente picante, berinjela defumada e caviar aromatizado com manjericão. Para começar não sabiamos que seria uma ‘sopa fria’, só soube quando levei a primeira colherada a boca e foi então que entendemos o porque da entrada levar o nome de suco e não sopa. Como gosto de todos os ingredientes combinados nesse prato, o sabor final me agradou, mesmo não sendo um prato quente.
O prato principal estava simplesmente divino. Pato assado com pequenos cogumelos chanterelle e alcaparras, folhados de batata e rich jus.
Agora vamos as informações que todos querem saber. Para almoçar ou jantar no Le Jules Verne é necessário reserva e o ideal é fazer isso com várias semanas de antecedência, já que o restaurante fica aberto durante poucas horas e é bem disputado. O valor estimado para duas pessoas fica em torno de € 600 (euros) e pode variar dependendo da sua escolha de bebidas.
O dress-code é semi-formal durante o dia e formal durante a noite. Por isso, nem pense em aparecer de tênis ou jeans e camiseta!